12 novos restaurantes no Rio de Janeiro para conhecer já!

Da culinária italiana até asiática, passando pela portuguesa, dando paradinhas em comidinhas de boteco... a capital fluminense se tornou um destino gastronômico completo para foodie nenhum colocar defeito! The post 12 novos restaurantes no Rio de Janeiro para conhecer já! appeared first on CNN Brasil V&G.

12 novos restaurantes no Rio de Janeiro para conhecer já!

O Rio de Janeiro vem ganhando cada vez mais espaço no cenário gastronômico brasileiro. Novas casas abriram nos últimos meses e já conquistaram fãs entre moradores e turistas. Confira uma lista de 12 restaurantes imperdíveis para conhecer um a um!

Spicy Fish

O Spicy Fish virou rapidamente um dos endereços mais badalados de Ipanema. Com constantes filas na porta, ocupa um elegante e imponente imóvel de 4 andares na nobre esquina das ruas Barão da Torre e Maria Quitéria.

O cardápio, que traz uma convidativa união de receitas japonesas e coreanas, leva assinatura do jovem chef Emerson Kim, que já estagiou nas unidades do Nobu de Mykonos, na Grécia, e de Munique, na Alemanha. O extenso cardápio se divide em sushi bar, pratos quentes, robatas (leia-se método de cozimento em fogo alto em uma churrasqueira específica, e não espetinhos), receitas de wok, saladas até uma seleção de lámen vinda diretamente do conceituado JoJo Ramen de São Paulo. 

Leia mais sobre o espaço neste link e descubra o porquê já pode ser considerado um dos queridinhos da cidade maravilhosa.

Rua Maria Quitéria, 99, Ipanema – Rio de Janeiro, RJ/Telefone: (21) 3490-4335

Prosa na Cozinha Restaurante

O Prosa na Cozinha fica no Jardim Botânico e oferece bistrô, bar de vinhos naturais, padaria, mercadinho de produtos artesanais nacionais e aulas de culinária. Nascido da parceria dos chefs Manu Zappa e Ricardo Lapeyre, do restaurante Escama (pertinho dali), no primeiro andar do iluminado casarão de pé direito alto os visitantes são recebidos pelo aroma das fornadas da padaria Fermento.

Espalhada da entrada ao fim do corredor, A Mercê traz uma curadoria de pequenos produtores artesanais do país inteiro em um mercadinho que reúne geleias, compotas, embutidos, granola, mel e uma seleção especial de queijos, pinçados com consultoria de André Deolindo (Produtos D.O.C.).

As vitrines abrigam receitas do Prosa para levar para casa, como saladas, massas, terrines e carnes. Uma geladeira destinada a criações de chefs parceiros guarda tesouros como os famosos bolinhos de feijoada da Kátia Barbosa e porquinhos de quimono do Bar da Frente, ou o foie gras de Damien Montecer e os petit pots de Fredèric Monnier.

Nos fundos, o piso de ladrilhos vermelhos e brancos leva ao Manjar, um bistrô com a alma da casa. Da cozinha aberta saem pratos que priorizam ingredientes brasileiros, preparados pelo chef Cristóvão Duque. Entre os principais, o baião de polvo é uma releitura do clássico nordestino que combina o molusco a feijão verde, arroz de altitude, bacon artesanal e queijo coalho. A barriga de porco chega à mesa acompanhada de aligot de cará e queijo tulha, numa mistura da França com o Brasil, e de uma delicada salada com vinagrete.

 À noite, os holofotes sobem para o mezanino, onde funciona o Copas, bar de vinhos com foco nos rótulos naturais e de pequenos produtores de mínima intervenção, selecionados por Manu e pela sommelière Julia Derado, gerente da casa.

Mais adiante, pulsa o coração do lugar: o Prosa na Cozinha, espaço de cursos que deu origem ao projeto, onde os alunos podem colocar a mão na massa e aprender receitas com os chefs anfitriões e seus convidados, em aulas descontraídas em torno do fogão.

O nosso colunista Fabio Wright já visou e escreveu sobre o Prosa na Cozinha, clique aqui e confira.

Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ / WhatsApp: (21) 3005-2080

Marinho Atlântica

Com boa parte das mesas distribuídas em dois decks, com vista para o calçadão de Copacabana, o Marinho Atlântica está localizado na altura do Posto 6, bem badalado.

Em clima pós-praia, o cardápio reúne petiscos tradicionais, com destaque para o bolovo (bolinho de carne com ovo caipira cozido), o frango frito (coxa e sobrecoxa marinadas em cerveja e fritas, acompanha maionese de cominho), e o arancini de polvo (bolinho de arroz arbóreo recheado com ragu de polvo).   

Na ala principal do menu, opções para compartilhar (ou não), com pratos clássicos como o VG (camarão VG, purê de batata baroa e gremolata), filet e cogumelos (medalhão de filet mignon, cogumelos refogados e molho rôti), à milanesa (bife de coxão mole à milanesa servido com salada de maionese) ou então o clássico dos clássicos: picadinho de carne (com arroz branco, banana à milanesa, farofa e ovo frito).

Para fechar, o bolo de coco (gelado com doce de leite) ou a torta de chocolate (com farinha de amendoim e sorvete de baunilha).

Av. Atlântica, 4206 – loja A – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3269 3774/ (21) 3269 3833

Leia Mais:

 Babbo Osteria

A rota dos italianos no Rio de Janeiro vem ganhando reforços de peso. Um deles é o charmoso Babbo Osteria, em Ipanema.

A primeira casa do chef Elia Schramm, inaugurada em outubro de 2021, virou sucesso de público e forma fila na porta todos os dias. Cidades clássicas italianas como Gênova, Turim e Milão serviram de inspiração para o empreendimento.

Em uma casa de dois andares, que remetem aquelas de vilas italianas, o restaurante tem uma decoração aconchegante, com quadros espalhados na parede do acervo do chef e luz ambiente agradável. A sensação é que, de fato, você está jantando em casa.

O cardápio passeia por entradas como a pollenta & salsiccia, polenta italiana com ragú de linguiça toscana, picles de funcho e anetho e o  canoli ai gamberi, massa de canoli salgada com salada de camarão, aipo, maçã-verde e limão siciliano.

Entram em cena também antepastos como o tonno-passione, filé de atum selado, redução de missô-maracujá, coalhada, cebolinha grelhada e pistache e  antipasto della Nonna, charcutaria artesanal e queijos de origem com chutney do dia, picles da casa e pão sourdough.

As massas artesanais no Babbo são uma viagem à parte, com o ragú di manzo, pappardelle fresca com ragú de carne cozida no vinho tinto por 12 horas e o Funghi & Tartufo, gnocchi doratti com cogumelos e salsa de trufas. Também fazem parte do menu o tagliatta del Babbo, filé mignon inteiro grelhado e fatiado com baroa assada, salada de rúcula, cebola roxa e “salsa verde”, este para dividir.

Na ala das sobremesas os comensais podem aproveitas clássicos como o tiramissú e o pistache & limone, massa choux craquelin recheada com creme de pistache, caramelo salgado e anglaise de limão siciliano.  

Rua Barão da Torre, 632 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ/ Telefone: (21) 3197-2801

Irajá Gastrô

O Irajá Gastrô, do chef Pedro Artagão, abriu as portas em setembro de 2021 na Dias Ferreira, a rua mais badalada do Leblon, com uma proposta diferente, mais autoral.

Intimista, com apenas 22 lugares na parte de dentro – que devem ser previamente reservados -, o Irajá Gastrô oferece menus de três, cinco e oito etapas – todos com opção de harmonização. Os rótulos brasileiros predominam, com a proposta de valorizar o nacional. Também são encontrados vinhos clássicos, de regiões e vinícolas mais conhecidas do público.

Na opção mais curta, o cliente escolhe a entrada, o prato principal e a sobremesa. No segundo, escolhe as três e o chef se encarrega de criar outras duas surpresas que irão completar a refeição.

No menu estão desde peixes a carnes, literalmente para todos os gostos. Confira a matéria completa sobre sua abertura neste link. 

Frango de Leite (Peito, trufas, molho albufera, coxa grelhada com risoto de sementes, salpicão de asinha com aipo e trufas) é um dos pratos mais pedidos do Irajá Gastrô / Divulgação

Rua Dias Ferreira, 233 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ/Telefone: (21) 3128-6551

Trégua Cozinha

Anchova, feijão vermelho e pico de gallo / Divulgação

Comandado pelos jovens chefs Ana Souza e Victor Lima, o Trégua Cozinha serve menu de três etapas, que varia diariamente, mas sempre com ingredientes frescos e orgânicos. Denominado de bistronomique, ele une o clima intimista de um bistrô com a criatividade gastronômica de lugares mais rebuscados, afinal, o casal tem passagens por casas estreladas, como o Lasai, comandado pelo chef Rafa Costa e Silva. Espere por muita criatividade em pratos lotados de técnicas e sabor, mas com valores bem acessíveis.

Rua das Laranjeiras, 371, loja C, Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3149-2633

Boteco Princesa

Outro de Artagão que abriu no segundo semestre do ano passado e vale a pena cada minuto de espera é o Princesa Boteco & Restaurante, que se une à vasta lista de estabelecimentos do Grupo Irajá. O irmão mais novo do Boteco Rainha fica bem próximo a ele (cerca de 500m), no Leblon.

O Princesa possui cerca de 30% do cardápio do Rainha. Já conhecidos pelos clientes, o croquete de lagosta, torresmo de barriga, polvo ao vinagrete, arroz de pato, de frutos do mar, entre outros não perderam espaço, mas ganharam novas companhias. Ao contrário do Rainha, em que os peixes e frutos do mar são os protagonistas, o Princesa oferece mais opções de carnes em seus pratos principais.

Confira mais opções nesta matéria especial feita pela CNN Viagem & Gastronomia sobre o local.

Boteco Princesa abre as portas no Leblon e completou o time de casas comandadas pelo chef Pedro de Artagão / Alexander Landau

Rua João Líra, 148 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Não tem telefone e não fazem reservas 

The View Rio de Janeiro

Ambiente do The View Rio de Janeiro, no 30° andar do Hotel Nacional / Fabio Wright

De São Paulo para o Rio de Janeiro, um dos mais antigos rooftops da capital paulista desembarca na capital fluminense com uma localização bem especial. O The View RJ fica no 30° andar do Hotel Nacional – torre cilíndrica de 34 andares do arquiteto Oscar Niemeyer com inconfundíveis jardins de Roberto Burle Marx.

Todo envidraçado, o salão do restaurante e bar proporciona uma bela vista para o mar, a encosta da Avenida Niemeyer e a Rocinha. Local ideal para um belo drinque acompanhado de petiscos. Confira matéria completa sobre o The View Rio de Janeiro.

Av. Niemeyer, 769 (30º andar), São Conrado – Rio de Janeiro – RJ / WhatsApp: (21) 96855-1818

Clan BBQ

Ainda em soft opening, o Clan BBQ é um lugar para quem ama o sabor do fogo. É assim que um dos mais novos restaurantes do Rio define o seu público-alvo.

Na concorrida Dias Ferreira e com uma acolhedora varanda com uma árvore central, seu menu é diversificado e promete agradar os vegetarianos e os carnívoros. Com pratos como a couve-flor na brasa com fonduta de queijo de cabra e pistaches tostados, a cavaquinha na brasa com molho de moqueca e diversos cortes de carnes. A casa ainda conta com um forno josper ( forno movido à carvão) para finalizar berinjelas, tomates, entre outro.

Rua Dias Ferreira, 233 B, Leblon – Rio de Janeiro – RJ/ Telefone.: (21) 99673-7973

Marola Sanduicheria 

O Grupo T.T. inaugurou no final de 2021 o Marola Sanduicheria, focado em pescados com criações do mar do chef Thomas Troisgros. No cardápio, o clássico inglês: o fish & chips com peixe do dia envolto por uma massa de tempurá à base de cerveja e servido por cima de crocantes chips de batata com vinagre acompanhado de molho tártaro da casa. Esta mesma massa envolve os camarões do ShrimPipoca, ladeados por aioli de cúrcuma.

Na ala dos sandubas, o De Fumado, inspirado no clássico Lox Bagel, traz fatias de salmão defumado em um macio pão Pretzel com cream cheese, picles de cebola roxa, molho da casa e rúcula. Já o Marola Fish vem com peixe do dia empanado na farinha Panko e após frito é servido no brioche com molho tártaro e queijo cheddar.

Outro clássico norte-americano é revisitado na forma do Marola Shrimp. Recheando o pão de hot dog está uma salada fria de camarão com aioli de cúrcuma, picles de pepino e de cebola roxa e é servido com cebolete fresca por cima. Ainda tem o Marola Tuna, um burger de atum fresco selado e malpassado por dentro com tomate, picles de pepino, molho da casa e queijo cheddar no brioche.

Av. Olegário Maciel, 366, loja C, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ / Telefone.: (21) 96458-8675

Sardinha Taberna Portuguesa

Com ambientação graciosa e mesas pela calçada, a pequenina e autêntica Sardinha Taberna Portuguesa, no Leblon, é sucesso absoluto e já vive lotada. O chope gelado tirado com colarinho cremoso, ótimos petiscos e pratos da terrinha são encontrados por lá. Mas o ponto alto é a grande recepção que se tem por ali pelo dono, Cecílio Araújo.

Bolinho de bacalhau do Sardinha Taberna Portuguesa / Filico

Ex-garçom do concorrido Jobi, bar dos mais tradicionais no mesmo bairro e onde passou 21 anos trabalhando, Cecílio se uniu com um grupo de sócios investidores para abrir esta tasca lusitana.

Além do chope, a seleção etílica inclui 21 rótulos de vinho, todos portugueses, como o vinho verde Cascas, produzido com corte de arinto, loureiro e avesso da região do Minho, localizado bem ao norte de Portugal.

Rua Aristides Espínola, 101 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ (entre rua Dias Ferreira e Avenida Ataulfo de Paiva) 

O Fado

Dentro do shopping VillageMall, na Barra da Tijuca, o chef Dalton Rangel comanda o novo O Fado, restaurante contemporâneo português. Decorado com artes e pedras portuguesas, o cardápio apresenta opções como lulas salteadas e talhos de polvo quente de entrada.

Como principal, bacalhau à Zé do Pipo, arroz de polvo, polvo a lagareiro, camarão caril; hambúrguer de alheira, atum selado, prato vegano como carpaccio de beterraba; entre outros. Claro que para fechar uma refeição portuguesa, o pastel de natas faz presença, assim como o pudim Abade de Priscos.

Dalton Rangel, que hoje atua em São Paulo em seu restaurante Miró e apresenta o programa “Duelo de Mães”, na TV Bandeirantes, vai estar na ponte aérea com sua cidade natal, o Rio de Janeiro. “Vou trabalhar para trazer uma visão mundial do que é a culinária portuguesa, com adaptações do pratos tradicionais”.

VillageMall – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca – 3º Andar / Não tem telefone

Dica extra:

Se quiser guardar um espacinho para apreciar um autêntico gelato italiano depois de visitar qualquer restaurante mencionado na nossa lista, vá para uma das unidades da Gelateria Piemonte.

No próximo 1º de abril, a marca inaugurará uma nova loja, no bairro do Jardim Botânico. Ela já conta com unidades em Copacabana (aberta em setembro de 2021) e Leblon (inaugurada em dezembro do ano passado), além do quiosque no Casa Shopping (Barra da Tijuca).

São 18 sabores de gelatos. Entre os mais pedidos estão sabores da sicilia (Fior di Latte, laranja e pistache).

Gelateria Piemonete abriu as portas na pandemia e está prestes a inaugurar sua quarta unidade no Rio de Janeiro / Divulgação

The post 12 novos restaurantes no Rio de Janeiro para conhecer já! appeared first on CNN Brasil V&G.