Com fronteiras abertas, Bali recebeu apenas 45 turistas internacionais em 2021

Voos mais caros e quarentena de dez dias são alguns dos motivos pelos quais a ilha não recebeu visitantes estrangeiros neste ano - antes da pandemia, esse número passava de 6 milhões The post Com fronteiras abertas, Bali recebeu apenas 45 turistas internacionais em 2021 appeared first on CNN Brasil V&G.

Com fronteiras abertas, Bali recebeu apenas 45 turistas internacionais em 2021

Destinos em todo o mundo enfrentaram reduções significativas no número de turistas em meio à pandemia do coronavírus. Mas poucos foram mais atingidos do que Bali, a ilha indonésia há muito amada pelos viajantes globais.

Devido a medidas rígidas de controle de fronteira e um aeroporto fechado, Bali passou de milhões de visitantes internacionais por ano para apenas 45 em 2021.

Compare isso com cerca de 6,2 milhões de chegadas internacionais em 2019 e 1,05 milhão em 2020.

“Esse é o menor número de visitas de turistas estrangeiros que já registramos”, disse Nyoman Gede Gunadika, chefe da seção de turismo da província de Bali, à CNN.

O número de dois dígitos representa o período entre janeiro e outubro de 2021 e foi confirmado pelo Escritório Central de Estatísticas de Bali.

Como o Aeroporto Internacional Ngurah Rai (DPS) da ilha em Denpasar está fechado para voos internacionais quase todo o ano, esses turistas quase todos vêm em iates particulares. Embora o aeroporto tenha sido reaberto oficialmente para voos internacionais em 14 de outubro, até agora só houve voos domésticos de e para o aeroporto, principalmente da capital da Indonésia, Jacarta.

Para vir a Bali, os turistas estrangeiros precisam lidar com rígidos requisitos de entrada relacionados à Covid-19. Eles devem obter um visto de negócios a um custo de US$ 300 (não há visto de turista no momento), fazer vários testes PCR e comprar um seguro saúde especial. Além disso, os custos da passagem aérea estão mais altos do que o normal devido à falta de voos diretos.

Uma visitante esperançosa é Justyna Wrucha, uma cidadã do Reino Unido que planeja uma viagem a Bali com o marido. Será a primeira visita deles à ilha, que ela diz estar há muito tempo em sua lista de desejos.

“Achamos que o governo da Indonésia e de Bali é extremamente severo ao impor uma quarentena de 10 dias a pessoas totalmente vacinadas”, disse Wrucha à CNN.

As políticas contra a Covid-19 de Bali em relação a visitantes estrangeiros são determinadas pelo governo central em Jacarta, não pelas autoridades locais da ilha. Originalmente, as quarentenas eram mais curtas, mas aumentaram recentemente devido aos temores da nova variante Ômicron.

Wrucha e seu marido chegarão a Jacarta no dia 26 de dezembro, ficarão em quarentena por 10 dias e, em seguida, voarão para Bali, salvo quaisquer alterações ou problemas de última hora. Ela diz que eles contam com a mídia social, principalmente o Instagram, para se manterem atualizados, e não com os canais oficiais do governo.

“Antes da Covid-19, turistas da Europa e do Reino Unido adoravam Bali”, acrescenta ela.

Ray Suryawijaya, chefe da Associação Indonésia de Hotéis e Restaurantes do distrito de Badung em Bali, concorda com Wrucha.

“Com todas essas barreiras, é difícil para nós esperar que turistas estrangeiros venham a Bali”, disse ele.

No entanto, há um pequeno vislumbre de esperança com o retorno gradual do turismo doméstico. Ray relata que a taxa de ocupação dos hotéis em Bali está agora em torno de 35%.

“Nos finais de semana, cerca de 13 mil turistas nacionais visitam Bali”, acrescenta.

Embora esse pequeno fluxo de visitantes seja uma nota encorajadora para o final do ano, especialmente para os muitos habitantes locais balineses que dependem do turismo para sustentar suas famílias, não será suficiente para resgatar a temporada de 2021.

*Matéria traduzida. Leia o texto original em inglês aqui.

The post Com fronteiras abertas, Bali recebeu apenas 45 turistas internacionais em 2021 appeared first on CNN Brasil V&G.