Envo Flex é uma e-bike “transformer”, com módulos para cada necessidade

Uma plataforma muito versátil chamada Envo Flex traz a possibilidade de conversões para diferentes tipos de e-bike dobráveis O post Envo Flex é uma e-bike “transformer”, com módulos para cada necessidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Envo Flex é uma e-bike “transformer”, com módulos para cada necessidade

Uma plataforma chamada Envo Flex oferece uma versatilidade bem interessante, capaz de resultar em quatro tipos de bicicletas elétricas dobráveis, cara um para uma aplicação distinta. Desenvolvida pela canadense Envo Drive Systems, a base modular é capaz de oferecer e-bikes urbanas, off-road, para cargas e para a neve.

Tecnicamente, a Envo Flex é um design de estrutura que pode ser adaptado a uma série de atividades orientadas por componentes intercambiáveis. Ou seja, a partir de um quadro dobrável e uma das configurações existentes, é possível ajustar a bicicleta para outro tipo de uso apenas fazendo a troca e mudanças de algumas peças.

Modelo Trike da e-bike
Imagem: Divulgação/Enzo Drive Systems

Mais precisamente, temos que o usuário pode transformar sua e-bike urbana (Flex Urban) para um veículo de carga (Flex Trike) e vice-versa. Da mesma forma, se a pessoa tem em mãos uma e-bike voltada para off-road (Flex Overland), ela consegue montar na mesma base um modelo snowboard (Flex Snowbike), ou ao contrário. Um curto vídeo da Envo no YouTube ilustra um pouco dessas conversões possíveis:

Compartilhando e trocando itens, conforme a e-bike

Então, cada dupla da plataforma Envo Flex praticamente mantém alguns itens em comum. Por exemplo, a Urban e a Trike usam o motor de 500 W e a bateria de 36 V / 12,8 Ah, tendo na frente o mesmo pneu de 20 polegadas e velocidade máxima de 32 km/h. Aqui, um diferencial claro está na composição de rodas traseiras entre um ajuste e outro (enquanto o modelo urbano usa uma só roda, o modelo de carga traz rodas duplas atrás, com um cesto ao meio).

Já a dupla Overland e Snowbike compartilham o motor de 1000 W e a bateria de 48 V / 17,5 Ah. Porém, a parte das rodas acaba sendo completamente alterada. Enquanto a primeira faz uso de itens de 20 polegadas off-road, ao ser ajustado o modelo para neve, as rodas são completamente substituídas por um kit específico de snowboard.

Modelo para neve da plataforma
Imagem: Divulgação/Enzo Drive Systems

No geral, iluminação, pedal assistido, capacidade de peso em 180 kg e outras especificações são comuns a todos os modelos da plataforma. Inclusive a possibilidade de uso de uma bateria extra para um alcance maior, menos para a configuração de neve (que é bem menor, caindo dos 200 km para os 50 km em duas baterias).

Leia também:

e-bike Overland
Imagem: Divulgação/Enzo Drive Systems

Em valores, conforme traz o site da Envo, a Urban custa a partir de US$ 2.799, a Trike sai por US$ 3.129, a Overland está em um preço a partir de US$ 3.399 e a Snowbike custa US$ 4.229. Convertendo e desconsiderando diferenças de impostos ou taxas, temos respectivamente por volta de R$ 13.508, R$ 15.101, R$ 16.404 e R$ 20.410.

Cada conversão, conforme o uso de itens específicos, traz também suas diferenças de valores. Por exemplo, o ajuste de uma e-bike Overland para uma Snowbike custará um pouco mais de R$ 13.500 (em uma conversão direta). A empresa também indica que as conversões sejam feitas por profissionais, tendo ainda uma lista de revendedores para os interessados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Envo Flex é uma e-bike “transformer”, com módulos para cada necessidade apareceu primeiro em Olhar Digital.