Estudo mostra que cérebro fica alerta para perigos mesmo durante o sono

Não é nenhuma novidade que o cérebro humano permanece ativo enquanto dormimos. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Salzburg, na Áustria, mostrou que além de estar ativo, o cérebro continua em alerta para possíveis perigos que estejam a nossa volta.   A pesquisa acompanhou o sono de 17 voluntários e alguns deles ouviram um áudio […] O post Estudo mostra que cérebro fica alerta para perigos mesmo durante o sono apareceu primeiro em Olhar Digital.

Estudo mostra que cérebro fica alerta para perigos mesmo durante o sono

Não é nenhuma novidade que o cérebro humano permanece ativo enquanto dormimos. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Salzburg, na Áustria, mostrou que além de estar ativo, o cérebro continua em alerta para possíveis perigos que estejam a nossa volta.  

A pesquisa acompanhou o sono de 17 voluntários e alguns deles ouviram um áudio de uma voz conhecida falando seus nomes, enquanto outros escutaram o áudio vindo de uma voz desconhecida. Foi possível concluir que o grupo que ouviu os desconhecidos tiveram mais respostas que os demais.  

Leia também!

Os voluntários expostos ao desconhecido tiveram mais mudanças na atividade cerebral enquanto escutavam o áudio do que os demais. O padrão de ondas cerebrais apresentado por estas pessoas funciona como “um mecanismo bastante inteligente que permite filtrar o que é relevante ou não e, quando for relevante, aciona uma cadeia de processos facilitando o processamento dessa informação sem precisar que você acorde e interrompa o sono”. 

Os pesquisadores explicaram que o estudo mostra que “o cérebro adormecido extrai informações sensoriais relevantes para processamento posterior”. “Nossos resultados colocam vozes desconhecidas como mais relevantes – ou em termos evolucionários potencialmente mais ameaçadoras – e, consequentemente, mais excitantes para quem dorme do que vozes familiares”, acrescentou.  

mulher dormindo
Estudo mostra que cérebro fica alerta para perigos mesmo durante o sono. Imagem: Shutterstock

De acordo com o estudo, após repetir as vozes desconhecidas algumas vezes, o cérebro voltou a sua resposta comum. O que significa que ele reconheceu a voz e entendeu que ela não era uma ameaça após ser repetida, que mostra que o cérebro humano precisa de um tempo para se acostumar com um novo som, mesmo durante o sono. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Estudo mostra que cérebro fica alerta para perigos mesmo durante o sono apareceu primeiro em Olhar Digital.