Mineração

O pré-candidato ao governo Jaime Nunes quer propor um amplo debate sobre a retomada do setor mineral no Amapá. Ontem ele desembarcou na tradicional província mineral formada pelos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Ele quer levar propostas concretas sobre geração de emprego e renda.   Cooperação Governador Waldez recebeu em audência […]

Mineração

O pré-candidato ao governo Jaime Nunes quer propor um amplo debate sobre a retomada do setor mineral no Amapá. Ontem ele desembarcou na tradicional província mineral formada pelos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Ele quer levar propostas concretas sobre geração de emprego e renda.

 

Cooperação

Governador Waldez recebeu em audência o presidente da Associação da Comunidade Luso-Brasileira do Amapá (ACLBA), Antônio Maria Brito, e o deputado estadual Jack JK para definir uma programação alusiva ao Dia de Portugal, que acontecerá, em julho, em Macapá, e contará com autoridades portuguesas.

 

Transporte

A Prefeitura de Macapá realiza na sexta-feira, dia 20, às 10h, no auditório do Sesi/Senai A Banda, o processo licitatório para a contratação de empresas que prestarão serviços de transporte público na capital. Vai garantir a circulação de 180 novos ônibus, equipados com tecnologia que permite que o usuário faça o acompanhamento do trajeto.

 

Academia

O projeto de extensão Universidade da Mulher, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), abre no dia 23 de maio o período de inscrições para os cursos livres ofertados à mulheres da sociedade em geral na faixa etária de 30 a 59 anos. As inscrições encerram dia 27 deste mês e podem ser realizadas exclusivamente on-line, em https://forms.gle/8nFzi2Z2ivU5ZJ689.

 

Férias


A plataforma Booking.com realizou um levantamento para descobrir quais destinos domésticos já estão na mira dos viajantes brasileiros para escapar entre o período de julho e agosto. A informação se refere a buscas realizadas por turistas brasileiros na plataforma nas duas últimas semanas de abril para o período de julho e não necessariamente significam reservas. Postagem completa em CleberBarbosa.Net.

 

Dinheiro público


Tendo iniciado a carreira política no Legislativo, o prefeito Dr. Furlan inova e quer valorizar a atuação dos vereadores de Macapá. Está criando dispositivo de emendas impositivas ao orçamento municipal.

 

AS ÚLTIMAS

ECONOMIA – O Instituto Fecomércio realizará, nesta quinta-feira (19), uma ação para cadastrar estudantes do ensino nível médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ensino superior e estudantes com deficiência no seu banco de talentos de estágio supervisionado. A coluna apurou ainda que alguns destacados técnicos do Instituto estarão na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, a partir das 8h30, atendendo os interessados em realizar o cadastro no banco. Segundo a coordenação, nas próximas semanas serão ofertadas aproximadamente 50 vagas para estágio remunerado em empresa locais, oportunizando a inserção de jovens no mercado de trabalho.

LEGISLATIVO – A Prefeitura de Macapá esclarece a novidade das emendas parlamentares. Serão destinados até R$ 217 mil por vereador para serem investidos em setores ou serviços indicados pelos próprios parlamentares. Os recursos das emendas impositivas já estão assegurados no orçamento municipal e pelo menos 50% deste valor deve ser obrigatoriamente destinado à saúde do município. O restante pode ser encaminhado para outras áreas.
As emendas impositivas estão previstas na Constituição Federal e na Lei Orgânica Municipal, e trata de mecanismo que permite aos parlamentares, opinar ou influir na alocação de recursos públicos.