O que são as bombas de fósforo branco usadas pela Rússia na guerra?

Arma tem a capacidade de incendiar centenas de metros quadrados, além da fumaça obstruir os sistemas de rastreamento infravermelhos

O que são as bombas de fósforo branco usadas pela Rússia na guerra?
Escola em Chernihiv depois da guerraReprodução 8.4.2022

A retomada da alegação foi feita dias depois de o Batalhão Azov, a milícia de extrema direita que atua ao lado das forças de segurança ucranianas desde 2014, denunciar um suposto uso de um tipo de arma química em Mariupol, na Ucrânia. Especialistas, porém, questionam a falta de provas da utilização desse tipo de armamento em território ucraniano, levantando a hipótese de uso de fósforo branco — que não é listado como arma química pela Convenção de Armas Químicas.

O que é o fósforo branco? Ao contrário do vermelho, inofensivo e encontrado em palitos de fósforo, o fósforo branco é altamente tóxico e instável, com a propriedade de voltar a queimar mesmo após ser apagado se entrar em contato com o oxigênio. Devido a essa alta capacidade de combustão espontânea — que se inflama a partir de aproximadamente 30ºC —, a substância deve ser mantida em água ou parafina.

Leia mais...