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4 formas divertidas de tirar as crianças de vez do sofá

02 Junho 2020

Estamos há alguns meses vivendo uma série de mudanças de hábitos, inclusive as crianças. Diminuiu o espaço para brincar e a energia que antes era gasta no parquinho ou na escola

está acumlada. Muitos pequenos ainda passam mais tempo que o de acostume na frente da televisão. É hora de se mexer, mas como?

FreePik/prostooleh
Se você já tem o hábito de praticar exercícios físicos em casa, inclua as crianças nesse momento

"O exercício físico não precisa ser mandatório ou impositivo para as crianças. Pode ser uma brincadeira em família que as façam gastar boa parte da energia acumulada para se alimentarem e dormirem melhor. Fazer alguma atividade física, mesmo que dentro de casa, é muito saudável para os pequenos", explica Nathalia Pontes, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento educacional da PlayKids.

A especialista ainda acrescenta que, mesmo estando afastadas das escolas, as crianças podem exercitar a mente por meio de jogos e atividades educativas. "É preciso manter ativa a parte cognitiva das crianças também, tanto quanto a física, para que esses tempos em casa não sejam apenas de descanso, mas também de aprendizado", diz Nathalia.

Nesse sentido, a profissional dá quatro dicas para as famílias colocarem as crianças para se movimentarem enquanto estão em casa:

1. Saia do sofá

O espaço está reduzido, mas ainda assim é possível fazer atividades que movimentam o corpo. Brincadeiras clássicas da infância, como vivo ou morto, estátua e dança das cadeiras, são bons exemplos e aliados. Dá para fazer na sala ou no quarto e garantir um momento de diversão. Também vale brincar de mímica e caça ao tesouro. A ideia é propor movimento à criança.

2. Aperte o play

A dança é uma expressão conhecida e natural para as crianças. Então, por que não se aproveitar disso para criar um momento divertido? Escolha um repertório de músicas e coloque para todos dançarem juntos ou busque por coreografias para serem copiadas.

3. Proponha desafios

A dica é combinar com a criança alguns desafios, algo que traga mais exercício para os momentos rotineiros. Vale lembrar que não precisa ser nada imposto e é importante respeitar o corpo da criança. Esse tom desafiador pode ajudar, principalmente as crianças mais velhas.

4. Faça junto

Crie um momento para se aproximar e se divertir com o seu filho. Se você já faz algum tipo de exercício em casa, como yoga ou práticas de academia, chame-os para participar. Não exija perfeição. A ideia é brincar e se movimentar. Assim, as crianças vão se sentir ainda mais presentes no seu dia e podem se animar para praticar exercícios.

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