Além da alimentação: saiba driblar o desafio de perder peso na terceira idade

Para muitos idosos, perder peso é um verdadeiro martírio. O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas.

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A hidroginástica está entre as opções de atividades para realizar na terceira idade e, consequentemente, perder peso

"Os idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor, ou seja, necessitam de uma quantidade de calorias menor. Em outras palavras, conforme a pessoa envelhece deveria comer menos e isto normalmente não acontece", afirma Vivian Ellinger, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A escolha dos alimentos é outro fator importante para perder peso — tanto na terceira idade quanto em todas as fases da vida. Pela falta de companhia, muitos idosos preferem não cozinhar, o que aumenta as chances de consumo de alimentos nada saudáveis.

"Devem ser substituídos todos os alimentos industrializados, doces, refrigerantes, produtos com altos níveis de sal, açúcar e gordura, pois inflamam e aumentam o risco para várias doenças crônicas não transmissíveis", recomenda Ligiane Loureiro, nutricionista e pesquisadora da UFRJ.

Pessoas que estão acima do peso e são hipertensas ou diabéticas têm mais indicação para perder peso.

"O diabetes e a hipertensão não atrapalham a perda de peso, a não ser que estejam sem controle. Por outro lado, a perda de peso em idosos hipertensos ou diabéticos, que estejam acima do peso que deveriam, traz benefícios para o controle destas doenças", garante a nutricionista Ethel Cristina Souza Santos.

Além da alimentação, as atividades físicas são outra maneira de manter o peso ideal na terceira idade.

"Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade são fundamentais para uma vida saudável e consequente perda de peso. Exercícios de força, aeróbicos e funcionais irão contribuir muito para uma qualidade de vida melhor", afirma André Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).

Por uma vida mais magra

Na alimentação

  • Frutas

Laranja, kiwi, abacate, uva, banana, melão, pera, melancia, abacaxi

  • Verduras, hortaliças e legumes

Alface, brócolis, tomate, cenoura, vagem, couve flor, agrião

  • Leguminosas

Feijões, grão de bico, ervilha e lentilha

  • Oleaginosas

Castanhas, nozes

  • Sementes e cereais integrais

Semente de abobora, gergelim, girassol aveia, farinha de banana verde e linhaça e outros.

  • Carnes

Preferencialmente evitando as vermelhas e priorizando consumo de pescados, fontes de ômega 3, como salmão, atum, sardinha, arenque e outros ou frangos, de preferência orgânicos.

Nas atividades físicas

  • Natação

Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade. E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações.

  • Caminhada

Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração.

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  • Dança

Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias.

  • Musculação

Por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves. Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura.

  • Hidroginástica

Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora.

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  • Pilates

Esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura, fortalecimento muscular e diminuição da pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo. Aproveite as atividades que ajudam a perder peso.

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