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Dicas saudáveis para quem precisa comer fora de casa

16 Novembro 2019

Movida pela falta de tempo, mais da metade da população do Brasil (53%) tem o hábito de se alimentar fora de casa. O gasto médio é de R$ 750

por ano com o consumo de comidas e bebidas em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares. Os dados são da consultoria internacional Kantar Worldpanel.

Segundo uma pesquisa da Fiesp/Ibope, o brasileiro busca alimentação fácil e rápida. A preferência é pelos restaurantes a quilo (27%), depois aparecem as lanchonetes ou redes de fast food (19%). O almoço é a refeição menos praticada em casa.

Nada contra a conveniência de cada um, mas comprar comida na rua, além de caro, pode ser um hábito ruim para a saúde. É mais difícil manter uma dieta equilibrada e assegurar-se sobre a qualidade e a higienização dos alimentos consumidos. Como, na maioria das vezes, comer fora não é uma questão de escolha, convidamos a nutricionista Marina Melo, do Instituto de Nutrição, para sugerir algumas dicas que facilitem a rotina de quem almoça longe de casa.

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Organize-se e prepare sua comida
“Para quem gosta de cozinhar, a dica é organizar marmitas, congelar e ir consumindo durante a semana. Nos restaurantes, é comum o uso de muito bicarbonato no arroz e óleo em excesso nas carnes. Também não há como saber se a higienização dos alimentos foi feita de forma correta. Ou seja, em casa é possível fazer uma comida mais saudável, higiênica e segura. Sem contar que é uma economia não gastar com almoço fora”, sugere a nutricionista. 

Compre frutas e hortaliças
“Em feiras e supermercados tente optar por frutas, legumes e verduras da estação. Quando estão em sua época certa, os alimentos captam melhor os nutrientes do solo e os agricultores não colocam uma grande quantidade de agrotóxicos, evitando a redução dos nutrientes. Não é mito: as frutas e vegetais da estação têm mais sabor. Sem contar que os preços costumam ser melhores, pois a oferta é grande.”

Hugo Barreto / Metropoles

Leve opções de lanche
“Levar o lanche de casa também é ótimo. As opções são variadas: frutas, frutas secas, oleaginosas e iogurtes são práticos para quem não tem tempo ou habilidade para cozinhar. A dica para os que podem se dedicar um pouco mais é buscar receitas funcionais de bolos integrais e sanduíches naturais, por exemplo. Além da economizar, se você leva de casa consome alimentos mais ricos em nutrientes”, afirma Marina Melo. 

Divulgação
Frutas: São boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais.

Saiba se servir em buffet
“Em restaurantes, é importante ficar atento à qualidade e à quantidade dos alimentos que vão compor o prato. Priorize legumes, saladas e, só depois, complete o prato. Ao escolher a carne, procure não colocar opções com ossos, como coxa de frango, bisteca de porco, rabada, porque elas pesam muito no prato e encarecem a conta final.”

iStock

Prefira produtos a granel
“Precisou comprar um lanchinho na rua? Evite os de marcas e dê preferência aos produtos a granel, como castanhas, por exemplo. Você compra só a quantidade necessária, evitando a gula e o desperdício, e ainda economiza. A diferença de preço é grande e a qualidade também.”

Resista aos sucos
“Tente não ingerir líquidos durante as refeições. As bebidas nos restaurantes costumam ser mais caras e, mais importante ainda, o liquido atrapalha a digestão.”

Zino de Groot/Unsplash


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