-->

08 Dezembro 2019
8 de dezembro de 2019
- João Olavo Vasconcelos

Curta, comente e compartilhe!

Mais um fim de semana com sol e calor, então

decidimos ir à praia. Logo me lembrei de Aracruz e suas praias de águas transparentes, isoladas e desertas – e tem muitas dessas por lá! E como Aracruz tem várias outras atrações, preparamos um roteiro para aproveitar todo o nosso sábado pelo litoral do município.

Escolhemos conhecer a primeira praia de Aracruz, na divisa com Fundão: a Praia de Gramuté. A apenas 1 h de Vitória, Gramuté tem acesso fácil ao lado do portal de Aracruz e é protegida pela natureza. Rochas e corais formam piscinas e enseadas de águas calmas e mais quentes que as da Grande Vitória. E, combinando com diversos pássaros coloridos que fazem seus ninhos por ali, a vegetação de suas areias forma vários pontos de sombra, para a gente ficar debaixo e esquecer da vida, só ouvindo cantos e outros sons da natureza.

Saímos de lá, seguindo pela ES-010, e paramos logo em seguida no Alambique Dose Clássica, que produz excelentes cachaças capixabas e que já conquistou prêmios nacionais. Fomos em sua lojinha e pude experimentar dos estilos mais tradicionais aos mais irreverentes, com malte, menta e coco – era a esposa na direção naquele dia, então aproveitei! Saímos com algumas garrafas compradas a um preço bem em conta.

A atração seguinte do litoral de Aracruz tem uma importância científica muito grande. A família do ecologista Augusto Ruschi mantém ali a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, uma área protegida para observar, estudar e proteger a fauna e a flora local. A visita tem um custo de R$ 5 por pessoa e nos permite observar aves, fazer uma pequena trilha pela mata e visitar um museu com diversos animais expostos. Um passeio rápido e ótimo para ir com crianças.

Chegou a hora do almoço, então nos dirigimos para Santa Cruz, na foz do Rio Piraquê-Açu. O bairro possui vários restaurantes que servem ótimas moquecas capixabas. Sempre ouço boas recomendações de todos eles, então ficamos à vontade para escolher um. Nos sentamos à beira do rio, com uma linda vista em um dia ensolarado – estava perfeito! E ainda não era alta temporada, então aproveitamos um belo desconto na moqueca. Acompanhada de pirão e moqueca de banana, estava tudo bem tradicional e delicioso.

Escolhemos, para fechar, uma atração diferenciada: fomos conhecer o projeto Nós Mulheres, no bairro Itaparica. Essa organização é formada por mulheres que reutilizam sobras de madeira da indústria para produzir belas peças de marcenaria, como bancos para jardim, mesas de jantar e utensílios para cozinha. Além da madeira, elas também trabalham com azulejos, cipós e crochês para compor o produto final. Indo lá você pode conhecer algumas das peças produzidas, o espaço de trabalho e ainda fazer uma encomenda. É uma iniciativa que precisa ser valorizada, por dar oportunidade de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade e também por unir as nossas necessidades de mobiliários com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

E é claro que para conhecer o litoral de Aracruz é fundamental fazer um passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu! Nós já fizemos esse programa algumas vezes, por isso preferimos conhecer dessa vez outras atrações. Mas essa talvez seja a principal atração da região, então não deixe de conhecê-la.

Aracruz continua com outras lindas praias pelo Norte, com águas transparentes que também irão encantar. O SESC Praia Formosa e a visita às aldeias indígenas complementam esse conjunto de atrações naturais e culturais que o município proporciona. Dá para pesquisar mais sobre cada um desses lugares e montar um roteiro para você e sua família passarem o dia ou o final de semana. Com o verão chegando, essa é uma região que vale ser conhecida.

Em breve novidade aqui!!!

Usuário(s) Online

Temos 292 visitantes e Nenhum membro online
We use cookies to improve our website. Cookies used for the essential operation of this site have already been set. For more information visit our Cookie policy. I accept cookies from this site. Agree