Nova 'Super Terra' é o segundo exoplaneta mais próximo já encontrado

25 Fevereiro 2020

daqui.

Batizado de G 9-40b, o planeta ainda não teve um tamanho exato determinado. Ele tem no mínimo duas vezes o tamanho da Terra, podendo chegar a algo próximo de Netuno. Ele completa uma órbita ao redor de sua estrela a cada 5 dias e 17 horas, a uma distância de cerca de 5,7 milhões de quilômetros: 25 vezes mais perto que a Terra do Sol. Para se ter uma ideia da proximidade, Mercúrio é o planeta que orbita mais próximo de nossa estrela, a 53 milhões de km.

O planeta foi descoberto pelo observatório espacial Kepler em 2019 enquanto passava em frente à sua estrela, evento chamado “trânsito”. Este é o segundo exoplaneta mais próximo detectado com este método. Entretanto, sua natureza só foi confirmada após a análise de observações posteriores.

O termo “Super Terra” é atribuído pelos cientistas a planetas com tamanho maior que um planeta “terrestre” (de 0,8 a 1,25 vezes o raio de nosso planeta), mas menor que um “mini Netuno” (2 a 4 vezes o raio da Terra), e não é um indicativo de composição de sua superfície ou habitabilidade.

Devido à sua proximidade, G 9-40b é um candidato ideal para estudo por novos observatórios espaciais, como o James Webb, da Nasa, que será lançado em 2021 e o ARIEL, da Agência Espacial Européia (ESA), que deve entrar em operação em 2028.

Fonte: The Next Web