QuintoAndar lança operação no México, de olho em expandir vertical de aluguel

Para Gabriel Braga, cofundador do QuintoAndar, expansão mexicana é ampliação da atividade principal da empresa The post QuintoAndar lança operação no México, de olho em expandir vertical de aluguel appeared first on InfoMoney.

QuintoAndar lança operação no México, de olho em expandir vertical de aluguel
Benvi, marca do Quinto Andar (Divulgação)

Os investimentos foram reduzidos e as demissões aumentaram em algumas startups brasileiras. O QuintoAndar não foi exceção, reduzindo o quadro de funcionários em 4%. Mas essas demissões não significam que a empresa parou novos projetos. Nesta terça-feira (21), a startup anunciou que levará o modelo de negócio ao México.

O QuintoAndar tem uma plataforma de compra, venda e aluguel de imóveis. Na locação, alguns de seus diferenciais são ausência de fiador, contratos assinados sem depósito, garantia de pagamento ao locatário mesmo com atraso ou inadimplência do inquilino, e proteção contra eventuais danos ao imóvel. No Brasil, a startup tem R$ 90 bilhões em ativos sob administração. São 175 mil contratos ativos de aluguel, espalhados por 75 cidades. Já na frente de compra e venda de imóveis, são mais de 1.000 propriedades vendidas mensalmente.

A expansão mexicana foi anunciada em agosto de 2021, depois que o unicórnio captou um investimento de US$ 120 milhões. A escolha pelo país se deu por conta da similaridade entre os dois mercados imobiliários, tanto em tamanho quanto em problemas enfrentados por inquilinos e locatários.

“Estamos só no começo do atendimento ao mercado brasileiro, mas também olhamos para outros países que tenham dores similares. No México, a informação para encontrar um imóvel também é fragmentada, assim como é difícil para o inquilino arrumar garantias e para o proprietário ficar seguro sobre o pagamento do aluguel e sobre a conservação do seu imóvel”, afirma Gabriel Braga, cofundador do QuintoAndar, ao Do Zero Ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney.

Mais um passo foi dado dezembro do mesmo ano, quando o QuintoAndar adquiriu o Grupo Navent, focado em soluções imobiliárias e dono de marcas como ImovelWeb. Além do Brasil, o Navent atua em países como Argentina, Equador, Panamá, Peru e o próprio México.

Desde essa aquisição, o QuintoAndar assumiu a operação do site mexicano de classificados Inmuebles24. Agora, o QuintoAndar entrará com seu próprio modelo de negócio por meio da marca recém-criada Benvi. O Inmuebles servirá como um canal de divulgação para a Benvi, já que a nova marca também colocará seus imóveis para alugar dentro do site de classificados.

O aplicativo já está recebendo cadastro de proprietários mexicanos. Nos próximos dias, deve começar a funcionar para os potenciais inquilinos.

A marca Benvi poderá ser usada para outros mercados na América Latina. “O México amplia bastante nosso mercado de atuação e abre o caminho para outros países. Mas por enquanto estamos focados em fazer nosso modelo funcionar no nosso primeiro país para além da nossa origem. Os próximos meses serão dedicados para deixar a experiência do cliente, do corretor, da imobiliário e de outros agentes do mercado redonda. Só depois vamos acelerar”, diz Braga.

Um dos planos é deixar que imobiliárias parceiras coloquem seus imóveis no site e também ofereçam aluguéis da Benvi aos seus clientes – o modelo já funciona por aqui, pelo nome “Rede QuintoAndar”.

Investidores de capital de risco estão frisando que startups devem focar neste momento no core: as atividades principais, que de fato trazem receita. Começar uma operação em um novo país parece ir contra o conselho. Mas, para Braga, a expansão mexicana representa uma ampliação da atividade principal do QuintoAndar.

“A expansão reforça nosso produto de aluguel, com uma proposta única. É uma oportunidade estudada faz tempo e o como vamos fazer também é importante. Temos um investimento bem ponderado e um foco de entender o cliente e validar hipóteses. O mercado incentiva esse tipo de atuação e é assim que estamos seguindo nesse projeto. Vamos investir gradualmente. Não vamos despejar dinheiro em marketing para acelerar uma operação que não está madura.”

Do Zero Ao Topo: os segredos de dez startups brasileiras bilionárias, em um ebook para te inspirar a criar seu próprio unicórnio

The post QuintoAndar lança operação no México, de olho em expandir vertical de aluguel appeared first on InfoMoney.