Universidade do Francês – Professores de todo o país participam de projeto de educação continuada em Brasília

Brasília acolhe, nesta semana, a primeira edição da Universidade do Francês, um evento de treinamento voltado para a formação contínua de professores da língua francesa de todo o país. O evento é organizado pelo Serviço de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil e deve reunir cerca de 60 profissionais provenientes de vários estados. […]

Universidade do Francês – Professores de todo o país participam de projeto de educação continuada em Brasília

Brasília acolhe, nesta semana, a primeira edição da Universidade do Francês, um evento de treinamento voltado para a formação contínua de professores da língua francesa de todo o país. O evento é organizado pelo Serviço de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil e deve reunir cerca de 60 profissionais provenientes de vários estados. São professores da rede das Alianças Francesas, de escolas particulares e da rede pública, do ensino regular e do ensino de idiomas.

Os cursos oferecidos durante a Universidade do Francês estão agrupados em três grandes temas: ensino do francês aos jovens, ensino e aprendizagem de línguas à distância e ensino do francês como língua profissional. Juntos, esses professores formam uma rede de intercâmbio que permite o fortalecimento de habilidades profissionais e a aquisição de novas ferramentas para enfrentamento de desafios que se apresentam diariamente à categoria: multilinguismo, diversidade cultural e promoção da língua francesa e das culturas francófonas.

Para essa formação continuada, a Universidade do Francês selecionou especialistas na França, no México e no Brasil. A conferência de abertura, intitulada “Do francês ao FLE1: A produção e a circulação do conhecimento linguístico no Brasil”, será ministrada por Felipe Barbosa Dezerto, Doutor em Estudos Linguísticos e professor de francês no Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. A conferência é gratuita e aberta ao público. Será ministrada em francês no dia 20 de junho, às 17h30, na Sala Le Corbusier2 da Embaixada da França.