A seguir

Reagindo ao Trailer de VELOZES & FURIOSOS 9
oguiadacidade
0 Visualizados

Guia de Animais Silvestres

0 Visualizados
oguiadacidade
0
Publicado em 21 Jan 2020 / Em Animais de estimação

O canto da Arara Canindé é triste. Não é prá menos. Imagina nascer em liberdade e depois ser aprisionada nesta pequena gaiola. Na sessão de fauna do o Depav- Departamento de Áreas Verdes, da Prefeitura de São Paulo, muitas aves vivem essa realidade. Ararajuba, Cardeal, Galo da Campina, Xeréu, todas vítimas do tráfico de animais silvestres, foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e trazidas pro Parque do Ibirapuera. A maioria chega faminta, sedenta, doente. A veterinária Dafne Neves explica que vários pássaros recebem tratamento prá se recuperar.
Entrevista com Dafne Neves/veterinária - Pergunta:
"Muitos conseguem voltar a viver na natureza ou só uma minoria?
Resposta: Olha, eu não tenho a estatística agora mas nós procuramos fazer o retorno prá natureza do maior número possível. Muitas vezes isso não é conseguido porque o animal tem muito tempo de cativeiro, o animal não ocorre na região, então precisa Só em 2006 a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo apreendeu 28 mil animais silvestres. A maioria, cerca de noventa e oito por cento, pássaros como estes aqui. Como fazer prá lidar com esses bichos na hora da apreensão? O que fazer com as pessoas que tiram os animais da natureza prá vendê-los depois?".
Respostas prá essas perguntas estão neste Manual, feito pela Polícia Ambiental para orientar melhor o trabalho dos seus próprios profissionais. Ele pode ser manuseado na chuva, porque a capa é impermeável. As fotos permitem a identificação de várias espécies de aves, mamíferos e répteis, por exemplo. Há explicações sobre o manejo correto dos animais durante a apreensão. O manual foi criado porque muitos policiais não conseguiam identificar os bichos. Manter em cativeiro um animal silvestre é crime ambiental. Dá cadeia e pagamento de multa. O tenente Robis, porta voz da Polícia Militar Ambiental, reforça: se ele está ameaçado de extinção a punição é mais severa. O valor da multa e o tempo de detenção aumentam.
Entrevista com tenente Robis/porta voz da Polícia Militar Ambiental:
"Tem algumas aves que só nascem em determinado território do país. O que nós chamamos de endemismo. Então se aquele animal é endêmico daquele lugar e está apreendido em São Paulo, significa que aquele local, que aquele estado, está permitindo que aquele animal seja retirado da natureza. Ou seja, deveria ser feito um maior trabalho de fiscalização no esforço de captura. Tem alguém caçando muito aquele animal e nós estamos apreendendo ele aqui em São Paulo. Então a gente pode ligar: ô estado, tem muito animal desta espécie que é só do seu estado que tá muito caçado. Você pode fiscalizar mais?"

Mostra mais
Comentário Facebook

A seguir

Reagindo ao Trailer de VELOZES & FURIOSOS 9
oguiadacidade
0 Visualizados