Cidade Empreendedora inicia atividades com pequenos negócios em Bataguassu

Saiba mais sobre o projeto Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora inicia atividades com pequenos negócios em Bataguassu

Teve início na última segunda-feira, dia 18 de abril, em Bataguassu, o primeiro passo do programa Cidade Empreendedora executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, que é a ação “Sebrae na sua empresa”. Por meio da iniciativa, agentes do Sebrae visitam os pequenos negócios da cidade para identificar quais são as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Antes do início do atendimento aos empresários, a equipe esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rural e na sede da Associação Empresarial de Bataguassu (Aciaba) para explicar o funcionamento do trabalho. “Vamos levar orientação técnica na área de gestão empresarial para os pequenos negócios, além de aconselhamentos voltados para a gestão financeira, marketing digital e vendas. Tudo isso de forma gratuita. O agente realiza o atendimento, verifica qual é a necessidade do empreendedor e oferece a consultoria que pode ajudá-lo a melhorar o seu negócio”, ressaltou Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado.

Além do atendimento presencial, os empreendedores também terão acesso a consultorias on-line por meio do canal Sebrae Resolve. Os temas abordados envolvem marketing digital, mercado e vendas, gestão de pessoas, liderança empresarial e finanças.

Outro serviço oferecido é a consultoria sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – e-Social. Nesse caso o apoio é voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que possuem funcionários, com a proposta de orientar os empreendedores sobre as exigências do e-Social nos eventos relacionados a Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Essa consultoria é composta por até 19 horas e pode ser realizada tanto de forma remota, como presencial.

A abordagem porta a porta vai ser feita pelos agentes, por meio da ação Sebrae na sua Empresa, durante a execução do Cidade Empreendedora no município, e a expectativa é que cerca de 400 pequenos negócios sejam visitados em Bataguassu até julho deste ano. Além de levar orientação aos empresários, os agentes também têm a função de mapear a necessidade dos empreendedores. O levantamento irá traçar um “raio x” do município e as informações vão embasar a criação de novas ações voltadas para atender esse público.

Sala do Empreendedor

Em Bataguassu, além da ação “Sebrae na sua empresa”, também há a possibilidade de o empresário buscar orientações na Sala do Empreendedor, que fica na rua Rio Brilhante, 405, na sede da Secretaria de Desenvolvimento. O espaço, que atua em parceria com a Prefeitura, vem para ajudar o empresário na regularização do empreendimento e é voltado, principalmente, para dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI). Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 9 9664-9509 (Falar com Luana).

Cidade Empreendedora
O programa é uma iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura voltada para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Junto com o “Sebrae na sua empresa”, o Cidade Empreendedora engloba uma série de ações que serão conduzidas a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A estratégia visa transformar o desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.

A atuação do programa é dividida em duas linhas: uma voltada para o âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Serão feitas ações para desburocratizar processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/.

Com informações da Assessoria de Imprensa