Falta de investimento no paisagismo urbano na cidade de Sousa

A cidade de Sousa, antes era conhecida no interior da Paraíba por ser praticamente na terra, devido à falta de pavimentação. As entradas da cidade não apresentavam uma visão agradável aos que chegavam. Nos últimos anos, felizmente houve sensível investimento, com pavimentação de várias ruas. No entanto, sentimos falta de árvores… de sombra na cidade. …

Falta de investimento no paisagismo urbano na cidade de Sousa

A cidade de Sousa, antes era conhecida no interior da Paraíba por ser praticamente na terra, devido à falta de pavimentação. As entradas da cidade não apresentavam uma visão agradável aos que chegavam. Nos últimos anos, felizmente houve sensível investimento, com pavimentação de várias ruas. No entanto, sentimos falta de árvores… de sombra na cidade.

Apesar do sol intenso e das altas temperaturas em Sousa, percebe-se que não há investimento no paisagismo urbano, com plantio e cuidado de árvores de grande ou médio porte que possibilitem embelezar a cidade e oferecer sombra, com possível diminuição da temperatura.

De modo geral, o que se aplica a todas as cidades, a falta de conscientização da população para o cuidado com as árvores urbanas também afeta o número de árvores existentes. Pois, além de quase toda a população não participar ativamente do plantio, também não ajuda no cuidado das poucas que são plantadas pelo poder público. Isso sem contar nas que são destruídas por atividades de vândalos.

É necessário implementação de programas nas escolas para o plantio e cuidado das árvores urbanas em todas as cidades. Numa busca pela conscientização desde cedo. Uma ideia seria criar um programa, tipo “Adote uma árvore” para que os cidadãos sentissem que estão participando do embelezamento da cidade. Um programa que engajasse toda a sociedade seria importante para que as pessoas interessadas em participar não se sentissem sós e inibidas na atividade de plantio e cuidado com as árvores.

Que tal um feriado municipal para o cuidado das árvores, com plantio, irrigação, proteção, distribuição de mudas, palestras, registro de plantio…? As pessoas buscam a zona rural por que motivo? Justamente pelo contato com a natureza. Então isso é algo que todos querem e algo com que a maioria estaria disposta a contribuir. Falta mesmo é um projeto vindo de cima, que envolva também as pessoas das classes mais favorecidas, que devem servir de espelho para o restante da sociedade. Afinal, não é demais lembrar que “sendo coisa de rico” todos querem se engajar. Vale tudo para que a coisa funcione.

Uma dica de árvore de porte médio e que pode ser plantada na área urbana é o Ipê Rosa, cujas sementes podem ser compradas na internet e plantadas por qualquer cidadão, em qualquer recipiente. Feitas as mudas, em pouco tempo é só levar para o local de plantio permanente.

Da redação.