Por que as panelas não pegam fogo, mas a comida queima?

O simples ato de fazer um chá quente envolve muito mais ciência do que podemos imaginar. É preciso usar o gás para obter o fogo, em um processo de combustão controlado, que não oferece riscos à pessoa. Depois, é preciso pegar água, colocá-la em uma chaleira e esperar que ferva. Por fim, essa água quente estimulará ervas secas a liberarem sabor e aroma naquilo que será o chá.Agora, imagine o quão difícil seria isso se, por exemplo, as chaleiras pegassem fogo? Como sabemos, os utensílios de metal foram incorporados à rotina da cozinha porque conseguem resistir ao calor, diferentemente da madeira, do plástico ou do papel. A questão é: por que o metal não queima?Leia mais...

Por que as panelas não pegam fogo, mas a comida queima?

O simples ato de fazer um chá quente envolve muito mais ciência do que podemos imaginar. É preciso usar o gás para obter o fogo, em um processo de combustão controlado, que não oferece riscos à pessoa. Depois, é preciso pegar água, colocá-la em uma chaleira e esperar que ferva. Por fim, essa água quente estimulará ervas secas a liberarem sabor e aroma naquilo que será o chá.

Agora, imagine o quão difícil seria isso se, por exemplo, as chaleiras pegassem fogo? Como sabemos, os utensílios de metal foram incorporados à rotina da cozinha porque conseguem resistir ao calor, diferentemente da madeira, do plástico ou do papel. A questão é: por que o metal não queima?

Leia mais...